Como usar o Wi-Fi para divulgar suas campanhas em datas comemorativas?
As datas comemorativas ao longo do ano são oportunidades perfeitas para promover sua empresa e alcançar melhores resultados no faturamento.
Pesquisas apontam que acontecimentos como o Dia das Mães e o Natal são capazes de dobrar os lucros do comércio no mês em questão.
E se você vende tanto no online como no físico, as chances dessas datas influenciarem no resultado das suas vendas são ainda maiores.
Quando bem planejadas, as ações para esses dias podem encantar e até mesmo fidelizar os clientes, colocando seu negócio em outro patamar em termos de experiências proporcionadas.
O foco desse artigo é falar como você pode tirar proveito dessas ocasiões tendo o Wi-Fi que você oferece aos clientes como aliado.
Boa leitura!
As datas comemorativas que mais movimentam o comércio
Em todas as pesquisas feitas para produzirmos este artigo, Dia das Mães, Black Friday e Natal foram as datas que movimentam o comércio mais citadas.
É interessante notarmos que praticamente todas as datas comemorativas possuem um apelo emocional que incentiva a demonstração de amor e gratidão.
Esse incentivo, sem dúvidas, deve ser materializado com a compra de presentes.
Inclusive, existe uma vertente do marketing denominada marketing emocional que está ligada diretamente aos sentimentos dos consumidores, pois as emoções potencializam a tomada de decisões.
Quando estabelecida uma conexão emocional com os compradores, seja ativando uma memória, fazendo rir ou se emocionar, a marca cria relações positivas e maiores chances de uma recompra acontecer.
As datas comemorativas, portanto, são os cenários ideais para estabelecer ou fortalecer esse vínculo com os clientes.
Além das datas mencionadas, os empreendedores devem ficar de olho nas comemorações que são específicas da sua área de atuação, como aniversário da cidade e festejos da cultura local.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, o Dia do Gaúcho, em setembro, intensifica a busca por artigos e vestimentas gaudérias, além de aguçar a tradição com desfiles e bailes.
Não somente quem atua no comércio desses itens, mas todas as demais empresas podem aproveitar o contexto e planejar campanhas com os temas.
Outra data que deve constar na programação é o aniversário da sua própria empresa.
Cupons de desconto e resgate da história da empresa, evidenciando autoridade e competência frente aos seus públicos, são algumas das ações mais comuns neste dia.
Por fim, não podemos esquecer do papel exercido pelas redes sociais na criação de datas comemorativas menos tradicionais como as anteriores.
Foram elas que impulsionaram o dia do abraço, o dia do hambúrguer e tantas outros dias que possibilitam a criação de posts e ações presenciais.
Para esses casos, orientamos uma análise mais criteriosa, respondendo a perguntas como:
- Esse dia faz sentido dentro do contexto de atuação da sua empresa?
- Você é capaz de criar uma conversa entre a comemoração desse dia e os interesses do seu público?
- O trabalho feito nas redes sociais, bem como os assuntos já abordados, coincidem com o dia em questão?
Lembre-se de nunca planejar um conteúdo ou atividade apenas porque todo mundo está fazendo o mesmo.
Por vezes, é melhor você seguir firme no posicionamento já adotado pela sua empresa do que surfar em uma onda porque todos estão nela.
O planejamento das datas comemorativas serve para você pontuar quais delas merecem seu esforço e quais ações serão feitas para alcançar os objetivos almejados.
Por vezes, aumentar as vendas pode não ser o objetivo direto, mas uma consequência trazida pelas demais condutas.
Aproveite bem o potencial das datas comemorativas para o seu negócio.
Para isso, conte com a rede Wi-Fi da sua empresa, como veremos no tópico a seguir.
Wi-Fi como aliado nas campanhas de marketing para datas comemorativas
Sabe quando você vai a um restaurante, por exemplo, e precisa ficar pedindo aos funcionários a senha da rede Wi-Fi?
Esse é o jeito errado dos estabelecimentos fornecerem internet gratuita aos clientes e também a forma incorreta deles se conectarem.
Como seria o certo, então?
O cenário ideal acontece quando os consumidores se cadastram na rede e, assim, o estabelecimento coleta informações de qualidade do seu público.
E, o mais importante: garante uma navegação segura e de alta performance a todos, entregando uma boa experiência de conexão.
A inscrição dos clientes no Wi-Fi é a primeira condição para transformá-lo em uma ferramenta de marketing e vendas, pois é a partir desses dados que donos e gerentes poderão traçar novas campanhas, incluindo para as datas comemorativas.
Após o cadastro, os clientes visualizam anúncios e propagandas da sua marca, com a possibilidade de interação entre um método e outro.
Encare a rede Wi-Fi da sua empresa como uma extensão dos demais canais digitais que você já utiliza, com o diferencial de que toda comunicação planejada para determinada data comemorativa será visualizada e entregue em tempo real às pessoas conectadas.
Essa é uma das grandes vantagens do marketing pelo Wi-Fi: seu conteúdo não fica refém de algoritmos, como nas redes sociais, e você inicia o processo de fidelização e encantamento dos clientes no momento em que os mesmos se conectam na rede.
E para reforçar a relação de proximidade já criada com seu público você possui ainda duas importantes ferramentas de marketing de relacionamento: o e-mail e o SMS.
Quanto mais informações valiosas você coletar dos clientes – através do Wi-Fi – maior será o sucesso das suas campanhas por e-mail e SMS.
E por falar em sucesso, todos nós sabemos bem a importância de avaliar os resultados obtidos com as ações em datas comemorativas.
Para isso, envie pesquisas de satisfação para o público-alvo da campanha e entenda o que funcionou e o que deve ser melhorado na próxima iniciativa.
Agora que você já sabe como usar a rede Wi-Fi da sua empresa em campanhas de marketing para datas comemorativas, vamos ver alguns exemplos práticos para serem aplicados nessas ocasiões.
Ações e estratégias para o Wi-Fi em datas comemorativas
De acordo com as nossas pesquisas, Dia das Mães, Black Friday e Natal são as datas que mais movimentam o comércio.
Portanto, os exemplos a seguir irão contemplar esses dias.
Os segmentos foram escolhidos aleatoriamente para que você veja que diversos negócios podem transformar a rede Wi-Fi em uma ferramenta de marketing e vendas.
Vamos às ações e estratégias.
📌 Segmento: Bares e Restaurantes
🗓️ Data comemorativa: Dia das Mães
🎯 Estratégia proposta: Nos anúncios da sua rede Wi-Fi, divulgue uma promoção para este dia, mas exclusiva para as pessoas que se conectaram e visualizaram ela. Você pode propor que os clientes tirem um print e apresente-o na hora do pagamento, com algum desconto ou condição especial. Assim, você garante 100% de aproveitamento da ferramenta e incentiva todos a se conectarem da forma correta no Wi-Fi.
📌 Segmento: Hotéis e Pousadas
🗓️ Data comemorativa: Natal
🎯 Estratégia proposta: Natal é sinônimo de férias, viagens e família, período perfeito para hotéis e pousadas dar aquele up no faturamento. Para qualquer estratégia de marketing e vendas dar certo é preciso comunicar a mensagem ideal para o público correto. Uma das formas de segmentar o público conectado na rede Wi-Fi é através da cidade e/ou estado. Essa informação é extremamente importante para o sucesso das campanhas de datas comemorativas do segmento hoteleiro, pois ela informa para quais regiões deve ser destinada uma verba maior para atrair e fechar novos hóspedes, especialmente no final do ano onde a procura por esse serviço tende a ter um aumento considerável. Quem utiliza a rede Wi-Fi como aliada para campanhas de marketing trabalha pautado em dados e realiza ações muito mais assertivas.
📌 Segmento: Clínicas Médicas ou Laboratórios de Saúde
🗓️ Data comemorativa: Black Friday
🎯 Estratégia proposta: As clínicas e laboratórios na área da saúde são locais com grande fluxo de pessoas em salas de espera que, geralmente, precisam dispor de um tempo considerável para realizar todos os procedimentos que precisam. Uma rede Wi-Fi de qualidade nestes locais, portanto, é primordial, especialmente quando ela pode ser usada a favor dos negócios. Uma estratégia eficiente para o segmento em questão é informar, via SMS ou E-mail, que devido a Black Friday os exames e serviços mais procurados pela população estão com desconto. Para ser ainda mais eficiente, a mensagem pode encaminhar o paciente a acessar diretamente a página onde estão descritas todas essas promoções, assim como para o WhatsApp da clínica, para agendar um serviço. Esse foi mais um exemplo de como o Wi-Fi pode ser a porta de entrada para grandes resultados na sua empresa.
Transforme a rede Wi-Fi da sua empresa em uma ferramenta de marketing e vendas
Conheça a Easy Auth, especialista no gerenciamento de redes Wi-Fi, e transforme a rede Wi-Fi da sua empresa em uma solução para captar leads e fidelizar clientes.