BlogMarketingWi-Fi MarketingAdeus, Facebook Wi-Fi: o impacto nos usuários e nas empresas

Adeus, Facebook Wi-Fi: o impacto nos usuários e nas empresas

Nos últimos anos, o Facebook Wi-Fi se tornou uma opção popular para fornecer acesso à internet em locais públicos, como cafés, restaurantes e espaços comerciais.

Essa iniciativa permitiu que os estabelecimentos oferecessem Wi-Fi gratuito aos clientes, em troca de um check-in ou curtida em suas páginas no Facebook.

No entanto, recentemente, a Meta anunciou o encerramento do serviço do Facebook Wi-Fi, deixando usuários e empresas preocupados com as consequências dessa decisão.

Neste artigo, exploraremos em detalhes o fim do Facebook Wi-Fi e seu impacto nos usuários e nas empresas.

Vamos examinar:

  • Como essa tecnologia funcionava;
  • As razões por trás da decisão do Facebook de encerrar o serviço;
  • Os efeitos nas empresas locais;
  • E as alternativas disponíveis para manter a conectividade em locais públicos.

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo para que essa informação alcance outras pessoas que também precisam saber dela.

Boa leitura!

Contextualizando o Facebook Wi-Fi: o que é e como funciona essa tecnologia?

Para compreender melhor o impacto do fim do Facebook Wi-Fi é essencial entender como essa tecnologia funcionava.

O Facebook Wi-Fi permitia que os usuários se conectassem à internet em locais públicos usando suas contas do Facebook, atual Meta.

  • Ao chegar em um estabelecimento onde o acesso gratuito a internet acontecia através de uns dos aparelhos com essa função, o usuário era redirecionado para uma página de login do Facebook, onde era solicitado que fizesse check-in ou curtisse a página do local para obter acesso gratuito à internet.

Veja aqui a lista de aparelhos compatíveis com esse serviço.

Essa abordagem beneficiava tanto os usuários, que tinham acesso à internet sem custos, quanto as empresas locais, que ganhavam mais visibilidade e engajamento nas redes sociais.

Mas por que descontinuar um serviço que – até então – era benéfico para gestores e clientes?

A Meta não informou de maneira clara os motivos para tal decisão, mas podemos fazer algumas conclusões, como mostrado no tópico abaixo.

Por que a Meta está encerrando o serviço do Facebook Wi-Fi?

O anúncio do fim do Facebook Wi-Fi gerou questionamentos sobre os motivos por trás dessa decisão.

Uma das principais razões é a crescente preocupação com a privacidade e a segurança dos dados dos usuários.

O modelo de negócios do Facebook Wi-Fi envolvia a coleta de informações pessoais e de navegação dos usuários, o que levantou questões sobre o uso adequado desses dados e a proteção da privacidade.

A Meta tem enfrentado pressão regulatória e críticas relacionadas às suas práticas de privacidade em diversas jurisdições.

Pior do que isso: a empresa de Mark Zuckerberg tem sido frequentemente multada em bilhões de dólares por usar de forma indevida os dados dos usuários.

O encerramento do serviço pode ser uma resposta a essas preocupações e uma tentativa de demonstrar maior transparência e responsabilidade na proteção dessas informações.

Fica evidente, ainda, que o check-in por si só já não era tão estratégico para as empresas, visto que poderia ser feito até mesmo de forma anônima, o que destruía a intenção de dar mais visibilidade aos negócios locais.

Imagem fictícia que representa um check-in nas redes sociais feito de forma anônima, ou seja, ninguém além da própria pessoa que está fazendo o check-in o enxerga.
  • Por outro lado – e ao nosso ver, o mais crítico – os donos dos estabelecimentos não detinham dado algum dos usuários que se conectavam gratuitamente. Você consegue imaginar a possibilidade de trabalhar sem ser ancorado a dados atualmente? Pois é, nem nós…

Os negócios que mais se destacam hoje são aqueles que se conectam de forma genuína com o público e constroem verdadeiros relacionamentos com essa base.

Mas isso só é possível a partir do momento que entendemos a jornada e preferência dos nossos consumidores. Infelizmente, o Facebook Wi-Fi não consegue ser efetivo nesse ponto tão crucial.

Na época da criação deste serviço, o Facebook estava no auge da sua popularidade, sendo a rede social com o maior número de usuários ativos e, portanto, onde fazia sentido as empresas investirem todos seus esforços para alcançar o maior número de pessoas.

Com a propagação do Instagram e, principalmente, dos Stories e vídeos na vertical (e aqui entra todo o protagonismo do TikTok), o Facebook foi perdendo espaço e frequência de uso nas faixas etárias mais jovens, como a das pessoas com idade entre 16 e 29 anos.

Você pode checar esses dados na íntegra acessando a pesquisa Instagram no Brasil – 3ª edição, feita pela Opinion Box, empresa referência em pesquisa e dados sobre o comportamento dos consumidores.

Impacto nas empresas locais: como o fim do recurso afeta os negócios e a publicidade local?

Para muitas empresas locais, o Facebook Wi-Fi se tornou uma ferramenta valiosa para atrair e engajar clientes.

A possibilidade de oferecer Wi-Fi gratuito em troca de check-ins ou curtidas ajudou a aumentar a visibilidade dos estabelecimentos nas redes sociais e impulsionou o engajamento com seus perfis online.

Com o fim do serviço, essas empresas enfrentam desafios em relação à manutenção da visibilidade e à promoção de seus negócios.

Uma das possíveis consequências é o aumento dos investimentos em publicidade paga nas plataformas da Meta, como impulsionamento de posts e anúncios direcionados.

No entanto, isso pode representar um custo adicional para as empresas, especialmente aquelas com orçamentos limitados.

  • Buscar alternativas, como explorar outros canais de marketing digital, pode ajudar a diversificar as estratégias e minimizar o impacto do fim do Facebook Wi-Fi.

A última parte desse texto apresenta a melhor solução para os negócios que ainda utilizavam o assunto chave deste artigo.

Quais são as opções disponíveis após o fim do Facebook Wi-Fi?

Com o fim do Facebook Wi-Fi, é fundamental explorar alternativas para garantir a conectividade em locais públicos e também a visibilidade e interação com o seu negócio.

Se você chegou até o final desse texto, vai gostar de saber que a Easy Auth é a melhor alternativa para estabelecimentos comerciais que ainda utilizavam o Facebook Wi-Fi.

Você vai continuar conectando clientes e visitantes ao Wi-Fi gratuito da sua empresa, mas terá muito mais funções e possibilidades para comunicar-se com eles e aumentar o engajamento da sua marca.

Desde anúncios a recursos de interação, você pode explorar e testar o que melhor se encaixa com a proposta do sua empresa.

Não apenas a visibilidade do seu negócio irá se expandir, mas você passará a ter relatórios de navegação completos, que mostram toda a jornada de conexão dos seus clientes, podendo identificar oportunidades e melhorias.

Você poderá criar estratégias de fidelização, entregando cupons de desconto para usuários recorrentes; divulgar produtos e serviços sempre que um cliente se conectar; criar estratégias para identificar por onde seus clientes lhe conheceram e por onde eles preferem que você se comunique com eles e muito mais.

Aliás, insights é o que você mais terá a disposição porque com a solução Easy é possível realizar pesquisas rápidas e curtas durante a conexão na rede Wi-Fi, tudo em prol da melhora da experiência com a sua empresa.

Nossa solução é completa no quesito captação de dados e será sua ferramenta parceira para o planejamento e produção das próximas ações e campanhas de marketing, sempre amparado aos dados entregues.

  • Portanto, o fim do Facebook Wi-Fi não irá ser um problema se você optar pela Easy Auth, a ferramenta que transforma sua rede Wi-Fi em uma ferramenta de comunicação, marketing e dados.

Converse conosco para realizarmos hoje mesmo a migração do seu negócio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse conosco e descubra o poder do seu Wi-Fi para potencializar suas vendas.

👋Olá! Como você está?

Oferece Wi-Fi aos seus clientes?

Wi-Fi Marketing para Negócios Locais

Wi-Fi Marketing

© Easy Auth Sistemas LTDA 2024. Todos os direitos reservados.

© Easy Auth 2024. Todos os direitos reservados.

Hey, Wait...

Subscribe to our newsletter and never miss our news, personalised deals and promotions.

Our newsletter is sent once a week, every Monday.

Hey, Wait...

Subscribe to our newsletter and never miss our news, personalised deals and promotions.

Our newsletter is sent once a week, every Monday.

Read our ebook

Ready to elevate your communication game? Delve into our “PR Skills Guideline” ebook.