Como fazer uma excelente pesquisa de satisfação com clientes?
Realizar pesquisa de satisfação com clientes satisfeitos e insatisfeitos é, certamente, uma das melhores maneiras de avaliar o desempenho do seu negócio.
Através deste método é possível identificar problemas, ajustar ações do seu empreendimento e estreitar laços com seus consumidores.
Mas, para que as pesquisas de satisfação de fato entreguem insights valiosos, elas precisam ser planejadas de acordo com o objetivo pretendido e também com o público que irá respondê-la.
No artigo de hoje, mostramos um passo a passo de como conduzir uma excelente pesquisa de satisfação com seus clientes e mostramos alguns exemplos para você se inspirar e aplicar hoje mesmo com seus clientes.
Primeiramente, o que significa a satisfação dos clientes?
Philip Kotler e Kevin Lane Keller são dois importantes autores das áreas do Marketing e da Administração e eles definiram satisfação como
‘‘o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa”.
Em outras palavras, a satisfação que sentimos ao adquirirmos um produto ou serviço está intimamente ligada às expectativas criadas antes de realizarmos a compra.
Se as nossas expectativas foram atendidas, nos consideramos satisfeitos. Caso contrário, o sentimento é de desapontamento.
Portanto, o contentamento dos consumidores tem relação direta com a maneira como eles percebem bens e serviços adquiridos.
A percepção varia de pessoa para pessoa, mas a capacidade de encantar e gerar boas experiências é papel das empresas.
Alinhar as expectativas dos clientes com as experiências entregues pelas empresas não é tarefa assim tão fácil.
Mas existe uma forma de fazer com que os dois lados saiam ganhando: realizar pesquisas de satisfação com os consumidores.
Assim, as empresas entendem o que seus clientes pensam sobre os produtos e serviços e os clientes, por sua vez, sentem-se valorizados por serem ouvidos.
Vamos entender, então, como fazer uma excelente pesquisa de satisfação com clientes.
As pesquisas de satisfação são cada vez mais importantes. Veja o porquê
As pesquisas de satisfação são necessárias e aplicáveis a qualquer negócio.
Uma das principais vantagens deste recurso é que, através dele, é possível validar estratégias, saber aonde podemos melhorar e captar novas ideias.
A ascensão dos canais digitais deu força para que duas principais transformações ocorressem, além de formar um novo perfil de consumidor, que demanda uma comunicação cada vez mais horizontal, digitalizada e marcada por trocas.
A primeira delas foi a facilidade com que, hoje, temos acesso à informação. Notícias e acontecimentos chegam até nós, praticamente, em tempo real.
Esse fato contribuiu, ainda, para que nos tornássemos cada vez mais exigentes, cuidadosos e avaliadores antes de confirmarmos uma compra.
Amplas pesquisas sobre marcas e produtos, com direito a comparações entre eles, permeiam nossa jornada até a compra de produtos ou a contratação de serviços.
Por outro lado, também ficou muito mais fácil emitirmos mensagens e opiniões e, dessa forma, influenciarmos a decisão de compra de quem compõe nosso ciclo social.
Nunca antes foi tão importante monitorar e compreender o comportamento desse novo consumidor para que, como já dito anteriormente, ocorra o alinhamento de expectativas e eles tenham suas necessidades e desejos sanados.
Logo, as pesquisas de satisfação são um dos caminhos mais democrático e seguro para que isso aconteça.
O que é preciso para realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes?
Antes de qualquer coisa, você se deve responder o que pretende com determinada pesquisa, ou seja, qual objetivo deseja alcançar.
As pesquisas mais comuns são aquelas que buscam avaliar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento recebido e com os produtos consumidos.
Existem, porém, outras respostas que podem ser obtidas através da opinião do seu público, como ideias para criação de campanhas e novidades ou assuntos e canais de informações mais acompanhados por ele para que você também faça e esteja, dentro das possiblidades permitidas.
Definido o objetivo é necessário identificar quem são as pessoas mais propensas a entregar as respostas que você está procurando.
Serão seus clientes mais antigos ou os mais recentes?
Serão todos eles ou você irá segmentá-los de acordo com suas características e interações que tiveram com o seu negócio?
Seja para validar ideias, conhecer o nível de satisfação do seu público ou medir a fidelidade da sua audiência: para cada finalidade da sua pesquisa existirá um grupo de pessoas – entre toda sua base de clientes – mais propenso a entregar respostas e feedbacks mais confiáveis do que outro.
Posterior a essa etapa, você precisa definir ainda o canal mais apropriado para que a sua pesquisa seja distribuída e respondida.
Neste caso, a melhor opção são os formulários onlines que podem ser encaminhados por e-mail, por exemplo.
Assim sendo, você irá precisar de uma ferramenta que viabilize a criação e o envio do questionário, como a Easy Auth.
Além de todos os recursos disponíveis para você se comunicar, conhecer e fidelizar o público que se conecta na sua rede Wi-Fi, também ofertamos a criação e o envio de pesquisas de satisfação diretamente da nossa solução.
Para entender como utilizar o Wi-Fi da sua empresa a favor do seu empreendimento sugerimos a leitura do artigo que se encontra neste link.
Há empresas que optam também pela tradicional caixa de sugestões.
Exemplos de questionários para pesquisar a satisfação dos clientes
Para finalizar este conteúdo, deixaremos ilustrados dois excelentes exemplos de questionários para validar a satisfação dos clientes que foram criados diretamente na solução Easy Auth.
Vale ressaltar que é importante que você alcance um equilíbrio na quantidade de perguntas a serem feitas e que elas sejam sempre claras e objetivas, como mostramos abaixo.
1) Questionário destinado aos clientes Easy Auth para que eles pudessem avaliar as mudanças realizadas na performance e no desempenho da solução.
2) Questionário criado para reunirmos informações junto a nossa base de clientes para produzirmos conteúdos que sejam cada vez mais próximos do que ela consome.
Exemplo de pesquisa de satisfação feita com os clientes Easy Auth para mapear seus interesses