Fidelização de clientes: dicas práticas para começar hoje mesmo
A fidelização de clientes é objetivo de qualquer negócio, especialmente porque eles se tornam promotores das marcas e passam a indicá-las para amigos e familiares.
As recomendações dessas pessoas, inclusive, estão entre os principais canais mais influentes na decisão de compra dos consumidores, segundo pesquisas.
Os clientes fidelizados acarretam, ainda, em lucros reais para as empresas e passam de compradores eventuais para recorrentes, priorizando sempre que possível determinada marca.
Mas, para chegar a esse patamar, as empresas precisam dar o seu melhor em muitos quesitos e, principalmente, conhecer a fundo seus públicos de interesse.
Nesse texto, iremos tratar sobre esse assunto e trazer exemplos práticos para nortear suas estratégias de fidelização de clientes. Também mostraremos como fazer isso utilizando a rede Wi-Fi da sua empresa como aliada neste processo. Fique ligado!
Por que fidelizar clientes é tão importante?
Além dos argumentos já apresentados na introdução deste material, poderíamos produzir um grande artigo apenas para responder a essa pergunta.
Mas, para irmos direto ao ponto, vamos citar três principais motivos para você começar hoje mesmo a estabelecer um plano de fidelização de clientes.
Chame a sua equipe e anote cada um.
São eles: 1) Você precisa garantir espaço de destaque frente aos concorrentes; 2) Clientes fiéis exercem um importante papel que é o de serem defensores da marca; 3) Fortes relações contribuem para o aumento da percepção de qualidade e da satisfação sobre os serviços oferecidos pela organização.
A diversificação de produtos e serviços, muito ampliada pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, intensificou também a competição do mercado e o grau de exigência dos consumidores.
Com mais opções disponíveis e também com acesso a um maior número de ferramentas de informações – que possibilitam validar qual oferta estabelece a melhor relação custo/benefício – os consumidores já chegam aos pontos de vendas dotados de conhecimento e com poder de escolha e decisão ainda maiores.
Nesse caso, irão se destacar as empresas que conseguirem estreitar vínculos com os clientes e construírem jornadas de relacionamento junto a eles.
As estratégias de fidelização estão extremamente relacionadas com as estratégias de Marketing de Relacionamento.
Isso porque clientes que possuem um alto grau de relacionamento com as organizações tendem a colocá-las como primeira opção no processo de decisão.
Em relatório sobre as tendências da experiência do cliente, produzido em 2020 pela Zendesk, 74% dos clientes se declararam fiéis a uma determinada marca ou empresa e 52% deles relataram fazer o possível para comprar de suas marcas favoritas.
Isso nos remete ao segundo e ao terceiro dos três principais motivos para você estabelecer um plano estratégico para fidelizar clientes.
Clientes fidelizados e, consequentemente, satisfeitos tornam-se a sua melhor fonte de indicação.
Philip Kotler, conhecido como o ‘‘Pai do Marketing’’, já dizia que a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
Em resumo, a fidelidade dos clientes é conquistada, jamais recebida sem esforços e está intimamente ligada com a experiência que os consumidores vivem em toda a jornada com a sua empresa.
Além disso, a recomendação de colegas e amigos é um dos canais mais influentes na decisão de compra em mercados B2B, ao lado da avaliação dos usuários e das recomendações de analistas e especialistas.
E, agora que já vimos porque fidelizar seu público é tão importante, chegou a hora de mostrarmos alguns exemplos práticos para serem aplicados dentro do seu contexto.
Fidelização de clientes: exemplos para você seguir
Por mais que todos os negócios tenham suas particularidades e, claro, públicos distintos, existem estratégias de fidelização de clientes completamente aplicáveis a todos eles.
Os exemplos a seguir demonstram isso, especialmente por possuírem a rede Wi-Fi como ponto em comum.
Então, mais uma vez, caneta e bloquinho de notas em mãos para pegar todas as dicas.
#1 Colete informações de qualidade do seu público para saber como fidelizá-lo
Sem um entendimento prévio – de onde queremos chegar e quais públicos é preciso alcançar – é impossível ser assertivo.
Na hora de definir as estratégias para fidelizar e reter clientes não é diferente.
Portanto, o primeiro e mais importante passo é conhecer seu público para que você compreenda suas reais necessidades e, assim, antecipar soluções e oferecer promoções personalizadas, com foco na fidelização.
E, aqui, começa o protagonismo da rede Wi-Fi da sua empresa.
Se você já conecta clientes e visitantes no seu estabelecimento, irá gostar de saber que a sua rede funciona como uma fonte de captação de dados e informações sobre essas pessoas.
Você pode apurar desde o perfil demográfico do seu público (como idade, gênero e localidade) até informações mais comportamentais, como os dias de maior acesso na sua rede ou os produtos mais consumidos por ele.
Em breve, será possível mapear também o comportamento dessas pessoas em relação às comunicações enviadas.
A imagem abaixo exemplifica como acontece o processo, partindo do momento em que seus clientes se conectam na sua rede e chegando ao compartilhamento de informações em troca de uma conexão segura e de qualidade.
Conhecer seu público irá permitir que você planeje as estratégias certas e mais adequadas para fidelizá-los.
#2 Incentive a interação em seus anúncios e propagandas
Interagimos e apoiamos com conteúdos que gostamos e ignoramos os que não são do nosso agrado, correto?
Tanto nos meios digitais de comunicação como na rede Wi-Fi, as interações dos usuários devem ser incentivadas e também analisadas, pois elas comunicam a efetividade das suas ações e também o gosto dos clientes.
Algumas das formas de envolver os consumidores com os conteúdos da sua marca, visando a fidelização deles são:
- Mostrar anúncios responsivos, atrativos e que carreguem informações relevantes no momento da conexão deles na rede Wi-Fi da sua empresa. Para isso, estude seus hábitos de consumo e de comportamento – como mencionado no item anterior – e traga acontecimentos atuais para aumentar ainda mais o engajamento, como ações e promoções que estão ocorrendo ou puxe um gancho com assuntos da atualidade que fazem sentido no contexto do seu negócio.
- No presente momento, as propagandas interativas ainda são um dos recursos presentes na solução Easy que, como o nome indica, são anúncios com opção de interação do visitante. Em breve, elas serão substituídas pelas campanhas interativas e os usuários responderão a perguntas estratégicas (antes da conexão na sua rede) para incrementar seu banco de dados com informações sobre eles e também para aumentar a interação com seu conteúdo.
- Não deixe de lado a relevância de uma estratégia omnichannel e distribua o tráfego de usuários da sua rede Wi-Fi para os demais canais de comunicação da sua companhia, como redes sociais e site. Preocupe-se também em produzir ótimos conteúdos nesses outros canais para que os visitantes escolham seguir e acompanhar sua empresa também através deles.
#3 Invista em soluções e ferramentas que otimizem suas estratégias para fidelizar clientes
Por fim, mas não menos importante, é preciso implementar no seu negócio ferramentas verdadeiramente úteis que irão trabalhar em prol da fidelização dos seus clientes, de forma automatizada e estável.
A Solução Easy Auth, por exemplo, está há mais de 5 anos no mercado da tecnologia da informação conectando pessoas a negócios e sendo uma verdadeira fonte de captação de leads e dados para as empresas.
Com a nossa ajuda, a rede Wi-Fi da sua empresas transforma-se em uma ferramenta de marketing e vendas e entrega dados insights sobre seu público, além de recursos para fidelizar e estreitar relacionamentos.
O melhor de tudo é que você pode conhecer gratuitamente nossa ferramenta através de uma demonstração gratuita feita com toda qualidade e empenho pelo nosso time de Sucesso do Cliente.
Acesse esse link para nos conhecer e conhecer as vantagens de oferecer Wi-Fi para seus clientes.