O que são testes A/B e o que eles revelam?
De mãos dadas com a segmentação da base de clientes – estratégia importante para o alcance de melhores resultados em campanhas de marketing e vendas – andam os testes A/B.
No marketing digital, os testes A/B servem para comparar variáveis e definir quais geram melhores resultados.
Ambos os conceitos podem ser aplicados dentro da solução Easy Auth e são as duas novas funcionalidades oferecidas.
Neste vídeo você relembra todas as outras atualizações que aconteceram este ano em nossa ferramenta.
Também em vídeo você aprende o que é e como fazer a segmentação da sua base de clientes captada no Wi-Fi.
E para dar continuidade aos conteúdos, falaremos agora sobre os testes A/B e como utilizá-los para medir os resultados das suas ações feitas no Wi-Fi.
Os testes A/B no marketing digital: o que são e qual a importância?
Muito mais do que servir apenas para a divulgação de empresas, produtos e serviços.
O marketing digital veio para alterar o antigo conceito de comunicação de uma única via para de vias múltiplas, centrada em comunidades e seus interesses.
Além de mudar a forma como empresas comunicam-se com seus consumidores, essa nova era nos presenteou também com um arsenal de ferramentas e estratégias digitais, incluindo a mensuração de dados reais.
Uma delas são os chamados testes A/B.
Neste campo de trabalho, os testes A/B são experimentos realizados com o objetivo de descobrir qual versão de uma mesma página gerou melhores resultados e, assim, repetir o que funcionou e melhorar o que não deu certo.
Em primeiro lugar, devemos nos atentar ao fato de que não podemos testar mais de uma variável por vez, pois dessa forma é impossível saber qual mudança foi a responsável pelos resultados obtidos.
Geralmente, eles acontecem em páginas de conversão, cuja finalidade é captar os dados de contato dos visitantes em troca do envio de um material ou do primeiro contato com eles.
Nessas páginas, desde a cor de um botão até a oferta em si são passíveis de serem testadas.
Realizar testes A/B é necessário e importante por diversos motivos.
O primeiro deles é porque nada é absoluto tratando-se de internet e seus usuários.
O que funciona em uma rede social ou para um determinado público pode não funcionar em outros contextos. A saída, então, é testar.
Além disso, não é possível apontar o desempenho de uma página ou afirmar com certeza que está performando bem se existir uma única versão dela.
Apenas testando duas ou mais alternativas é que estaremos prontos para fazer afirmações e tomar decisões com base em dados e não em achismos.
Os testes revelam ainda ajustes que devem ser feitos em determinado endereço ou conteúdo, de forma a alinhá-lo de acordo com as preferências do público-alvo para alcançar os resultados desejados, que podem ser aumento no número de conversões ou visitas, por exemplo.
Em resumo, os testes A/B pertencem ao grupo das estratégias de marketing voltadas para otimizar processos e sanar dúvidas.
E, nesse caso, também para conhecer o comportamento do público da sua empresa.
Porém, eles não se resumem a páginas de conversões e existe uma série de elementos que podem ser testados, conforme o objetivo, como veremos no tópico a seguir.
Quais elementos podem ser analisados em um teste A/B?
Antes de pensarmos o que testar é preciso entender o porquê determinado teste será feito, ou seja, qual objetivo queremos alcançar.
A resposta para essa questão irá determinar quais elementos devem ser alterados para terem os resultados comparados.
Por exemplo: estabelecimentos comerciais que oferecem Wi-Fi gratuito para os clientes e contam com a solução Easy Auth comunicam-se em tempo real com quem está acessando a rede por meio de propagandas interativas.
Essas propagandas são uma ótima oportunidade para serem realizados testes A/B.
Alterando a imagem delas, o título que as descrevem ou até mesmo a mensagem passada, já é possível entender as preferências do seu público.
Além de imagens, títulos e mensagens, os testes A/B funcionam muito bem quando alterados:
- Subtítulos de uma página da web que contém uma oferta específica ou a divulgação de um produto ou serviço;
- CTAs, que são as chamadas para ação. Ao invés de ‘‘Clique aqui’’ você pode colocar ‘‘Retire agora mesmo seu desconto’’, por exemplo, e verificar qual das duas gera mais conversões;
- Organização dos elementos;
- Campos de um formulário;
- Elementos visuais como cores, setas, asteriscos, etc.
- Anúncios e propagandas interativas para quem acessa a rede Wi-Fi da sua empresa, estratégia adotada para conhecer o comportamento do seu público;
- Assuntos de e-mail.
Conclusão
Os testes A/B revelam muitas descobertas que podem ser interessantes para vários departamentos dentro de uma empresa.
Com as estratégias certas e sempre perguntando-se aonde queremos chegar, os testes A/B podem ser aplicados em diferentes cenários e junto a várias ferramentas, como no Wi-Fi que você oferece aos consumidores.
Além de criar e fidelizar sua própria base de clientes, você adquire uma ferramenta de marketing com a possibilidade de realizar testes e coletar insights para otimizar muitas técnicas e todas elas baseadas em feedbacks reais.
Chegou a hora de você dar um passo a mais na busca por resultados incríveis. Conheça a Easy Auth.